Projeto Editorial

Foco e Escopo

A Revista Fortiori de Psicologia é uma publicação da Fortiori Consultoria em Psicologia de textos científicos e inéditos em psicologia e temas transversais com inegável relevância científica, crítica e ética.

Objetiva publicar textos escritos por psicólogos, psicanalistas e psiquiatras – bem como pesquisadores de outras áreas cujo escopo dos trabalhos seja de interesse aos saberes psi’s – sobre temas e questões de interesses das diversas áreas de atuação com diversas perspectivas teóricas e metodológicas em Psicologia; estimular o intercâmbio entre pesquisadores; facultar a divulgação de posições originais e dar espaço à articulação de produção com questões contemporâneas, especialmente as que se relacionam com a realidade amazônica.

Tem por missão, portanto, incentivar a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimentos científicos de interesse aos saberes psi’s.

Propõem-se a aceitação e avaliação de artigos inéditos que se enquadrem nas seguintes categorias:

  1. Estudo Teórico: discussão de temas e problemas fundamentados teoricamente, empreendida a partir de uma reflexão crítica e suporte de teorias reconhecidas pela comunidade acadêmica psi. Para o estudo teórico não há necessidade da apresentação de registro e avaliação de um Comitê de Ética instituído (deve conter, no mínimo, 15 laudas, e, no máximo, 25 laudas).
     
  2. Relato de Pesquisa: investigação original, de relevância científica, baseada em revisão de literatura e dados empíricos que envolvam animais e/ou humanos, fundamentada em metodologia específica e discussão teórica. Para o relato de pesquisa cujos dados envolvem animais e/ou humanos, há necessidade da apresentação de registro e avaliação de um Comitê de Ética instituído (deve conter, no mínimo, 15 laudas, e, no máximo, 25 laudas).
     
  3. Caso clínico: investigação original oriunda de pesquisa que se vale do método clínico nas diversas abordagens em psicologia, cujo escopo valorize o trabalho de avaliação, análise, intervenção, tratamento e prevenção do sofrimento psíquico. Para o caso clínico, por se tratar de modalidade de pesquisa que envolve o tratamento do sofrimento psíquico enquanto característica inerente ao ser humano, há necessidade da apresentação de registro e avaliação de um Comitê de Ética instituído (deve conter, no mínimo, 15 laudas, e, no máximo, 25 laudas).
     
  4. Relato de Experiência: relatos de experiências relacionados a intervenções profissionais e/ou acadêmicas na área de psicologia, tais como: projetos vivenciais, grupos de estudos, estágios supervisionado em diferentes campos, monitorias, visitas técnicas, intervenções comunitárias etc, em quaisquer perspectivas teóricas em Psicologia.  Para o relato de experiência, por se tratar de modalidade de pesquisa cujos dados envolvem seres humanos alocados nos mais diversos contextos, há necessidade da apresentação de registro e avaliação de um Comitê de Ética instituído (deve conter, no mínimo, 10 laudas, e, no máximo, 20 laudas).
     
  5. Resenha: apresentação de revisão crítica de livros na área de psicologia, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. Podem ser obras brasileiras ou estrangeiras, com prazo de um ano para obras recém-publicadas em português, e dois anos para obras não traduzidas.

 

Periodicidade: semestral (um volume anual, com dois números).

O total de artigos por número: oito artigos originais, uma resenha e uma entrevista concedida por algum pesquisador e/ou profissional de determinada área de atuação. Quanto aos artigos originais, buscar-se-á garantir a composição do número de acordo com as categorias listadas acima.

Idiomas: português, inglês, espanhol, francês e alemão.

Conselho Editorial: é composto pelo editor-chefe e os demais conselheiros editoriais convocados por meio de convite. O processo de composição do conselho priorizará a escolha de membros com notório saber nas mais variadas áreas de atuação da psicologia. O conselho estará a cargo das seguintes funções:

  • Captar artigos para publicação;
  • Garantir o cumprimento do Projeto Editorial e das normas para publicação;
  • Tomar decisões administrativas, financeiras e técnicas;
  • Acompanhar o processo editorial dos números da revista: recepção do artigo, avaliação frente às normas editoriais, encaminhamento para pareceristas, preparação editorial, acompanhamento junto aos diagramadores.
  • Deliberar e decidir acerca da escolha dos pareceristas externos quando for necessário.
  • Deliberar acerca dos artigos que irão constar nos números da revista a partir dos pereceres emitidos.

Período de permanência do Conselho Editorial: dois anos.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Primeira etapa: seleção de artigos segundo critério de relevância e adequação às diretrizes editoriais.

Segunda etapa: parecer qualificativo a ser elaborado por pareceristas convidados por meio do sistema double blind review.

Os pareceres comportam três possibilidades:

  1. Aceitação integral;
  2. Aceitação com alterações;
  3. Recusa integral.

O(s) autor(es) receberá(ão) informações sobre o parecer do consultor.

Após selecionados, os artigos ainda passarão por um processo de preparação editorial especializada, reservando-se o direito de publicar os trabalhos com modificações necessárias para adaptá-las à formatação da revista.

Observação: ao submeterem o manuscrito ao Conselho Editorial da Revista Fortiori de Psicologia, os(as) autores(as) assumem a responsabilidade de não o ter previamente publicado ou submetido a outro periódico científico. Uma vez aceitos para publicação, os manuscritos passam a ser propriedade da Revista Fortiori em Psicologia. Os manuscritos não aceitos estarão liberados aos seus autores para que possam ser submetidos, em outra ocasião, ao Conselho Editorial desta revista, ou a qualquer outro periódico nacional.

Esta revista prioriza o acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

O que você procura?


Parceiros Nacionais

Parceiros Internacionais